Receitas

Sardinhas a Zé do Pipo

Rendimento: 5 porções

Tempo de preparo: 25 minutos

Tempo de forno: 10 minutos

Tempo total: 35 minutos

Ingredientes

3 latas de Sardinha com óleo COQUEIRO (125 g cada lata)
1 colher (sopa) azeite de oliva
3 dentes de alho em lâminas
1 cebola média cortada em rodelas
1 colher (sopa) cheiro-verde picado


Purê

600g de batata cozida e espremida
200 ml (chá) de leite
1 e meia colher (sopa) manteiga
1 e meia colher (chá) de sal


Montagem

5 colheres (sopa) de maionese


Para polvilhar

Queijo parmesão ralado


Para decorar

Azeitonas pretas


Modo de preparo:

1. Escorra as Sardinhas com óleo COQUEIRO remova as espinhas e reserve.
2. Em um panela, aqueça em fogo médio o azeite e doure os alhos, retire-os da panela e reserve.
3. Na mesma panela, refogue a cebola até ficar transparente e acrescente as sardinhas reservadas. Misture delicadamente e reserve.


PURÊ

4. Em uma panela, coloque as batatas espremidas, o leite, a manteiga e o sal, misture até ficar homogêneo. Reserve 1 xícara (chá) do purê para a decoração.


MONTAGEM

5. Preaqueça o forno na temperatura alta (200°C)
6. Em um refratário quadrado médio (21 x 21 cm), coloque o refogado de sardinha, distribua o cheiro verde e o alho dourado.
7. Em seguida, cubra com uma fina camada de maionese e distribua sobre ela o purê de batatas restante.
8. Coloque o purê reservado para decoração em um saco de confeitar com bico pitanga. Decore ao redor do refratário.
9. Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200°C até dourar. Coloque as azeitonas prestas e sirva em seguida.


*Esta receita foi inspirada no tradicional “bacalhau a Zé do Pipo”, utilizando a sardinha em substituição ao bacalhau. Este prato tem como sua origem um restaurante tradicional da cidade do Porto, onde o dono era conhecido como “Zé do Pipo”.


Decore com sardinhas.

Experimente também

  • Pizza de Atum com Cream Cheese e Alho-poró
  • Omelete com Atum
  • LASANHA DE ATUM COM QUEIJO
X

Política de Privacidade

Para solicitar mais informações ou utilizar determinados serviços no website de COQUEIRO, você precisa informar alguns dados pessoais. Essas informações não são reveladas nem repassadas a terceiros, salvo por determinação judicial, e servem somente para que possamos aperfeiçoar o relacionamento em suas futuras visitas.

Os formulários do website de COQUEIRO são protegidos por mecanismos de criptografia e tecnologia que garantem a segurança na transmissão e manutenção dos dados em nossos computadores. Os códigos gerados só podem ser identificados pela CAMIL e é essa exclusividade que assegura a privacidade dos dados informados.

Ao fornecer informações pessoais neste site, como parte do cadastramento para obter algum tipo de serviço, você pode permitir ou não que a COQUEIRO o contate posteriormente por e-mail.

As informações coletadas mediante o uso de cookies (pequenos textos que os sites podem enviar aos navegadores) e a identificação de endereços IP são genéricas e usadas em conjunto para fins estatísticos e para a melhoria da comunicação com nossos visitantes. Caso deseje, você pode configurar seu programa de navegação na internet para rejeitar a coleta automática dessas informações.

Em nosso website, mantemos links com outros websites na internet porque acreditamos que possam auxiliar nossos visitantes com determinada funcionalidade ou conteúdo. Entretanto, esta Política de Privacidade restringe-se aos serviços oferecidos nas páginas deste website. Desse modo, não nos responsabilizamos pelos serviços, procedimentos e políticas específicas de sites para os quais temos link e/ou que tenham link para o nosso.