Fale com a Gente

Perguntas frequentes

Produto fresco x Enlatado

• Qual a diferença entre o peixe em lata e o peixe fresco?

O peixe fresco é aquele que não passou por nenhum processamento (de congelamento ou cozimento), sendo sua conservação feita em gelo, por cerca de 7 dias.
Já o peixe enlatado é aquele que passou pela esterilização através de um processamento térmico, onde a lata hermeticamente fechada foi submetida à alta temperatura e pressão. O processamento térmico nestas condições elimina os micro-organismos presentes, inativa enzimas indesejáveis e mantém a qualidade nutricional e sensorial do produto por um longo tempo, possibilitando a conservação do pescado na lata fechada por anos.

• Os produtos Coqueiro têm conservantes?

Não, os produtos enlatados da marca Coqueiro não possuem conservantes, pois sua conservação se baseia no efeito da alta temperatura e da pressão (processamento térmico) aplicados, os quais causam a destruição dos microrganismos que poderiam crescer nos alimentos hermeticamente fechados, promovendo a estabilidade do produto à temperatura ambiente.

• Os produtos apresentam algum alergênico?

De acordo com o Codex Alimentarius, os peixes podem causar alergias ou intolerâncias alimentares em pessoas sensíveis, que devem evitar seu consumo.

• A lata traz algum risco a saúde?

A lata que não apresentar-se estufada ou perfurada não traz risco à saúde dos consumidores. O estufamento e/ou a perfuração da embalagem indicam a perda de sua hermeticidade e consequentemente, risco à saúde, devendo o produto NÃO ser consumido.
O material de confecção da lata é o aço, porém o metal não entra em contato com o alimento, por haver uma camada de verniz alimentício em seu interior, o que traz uma proteção adicional.

• Por que o prazo de validade é tão longo?

O prazo de validade é longo, pois a lata após ser hermeticamente fechada, passou por um processo de esterilização em autoclave, tendo sida submetida à alta temperatura e pressão, em condições que destroem as bactérias deteriorantes, de forma a conservar a qualidade nutricional e a segurança do produto por maior tempo. O processo de esterilização é um dos mais antigos e confiáveis métodos de conservação de alimentos que existem, sendo largamente empregado pela indústria de alimentos em todo o mundo.

• Posso comer o produto de lata amassada?

Comer alimentos enlatados provenientes de latas amassadas não apresenta risco ao consumidor, desde que as latas permaneçam herméticas, pois as latas de aço utilizadas são seguras e resistentes. Latas amassadas com vazamentos ou furos trazem risco à saúde e devem ser descartadas, pois deixaram de proteger o alimento do contato com fatores externos e micro-organismos, que poderiam deteriorar o alimento, promover reações químicas e alterar o sabor e propriedades nutricionais do alimento.


Característica dos produtos e da embalagem

• Os peixes Coqueiro têm escamas?

A sardinha possui escamas geralmente pequenas e semitransparentes e sua presença na lata indica o frescor da matéria-prima utilizada na fabricação do produto. O atum não possui escamas.

• Os peixes Coqueiro têm espinha?

Na natureza, os peixes são seres vertebrados que possuem espinha dorsal e vértebras ósseas. No processamento térmico das conservas de sardinha, as espinhas são amolecidas propositadamente por cozimento, permitindo sua ingestão. Esse fato confere uma importante vantagem nutricional à conserva de sardinha com relação ao peixe fresco, devido aos maiores teores de cálcio disponíveis nessas espinhas, que podem ser absorvidos pelo seu consumo.

• Qual a diferença entre Sardinha com óleo e Sardinha em água? Qual a indicação de uso de cada uma?

A diferença é o molho de cobertura aplicado sobre o peixe. Na sardinha em óleo comestível, o óleo de soja é o molho de cobertura, enquanto no outro produto o molho é constituído por água adicionada de ervas, oferecendo uma versão light em relação ao primeiro.

• Qual a diferença entre Atum Ralado, Atum Sólido e Atum Pedaços?

Estas denominações se referem ao tipo de corte aplicado, às partes do peixe e critérios de tamanho definidos pela legislação. Basicamente o atum sólido traz o lombo do peixe cortado em segmentos transversais, sendo os planos de seus cortes paralelos ao fundo do recipiente com baixa presença de pedaços pequenos soltos. Já o atum em pedaços é composto por cortes em pedaços menores do lombo do peixe, que ainda mantêm a visibilidade de parte da estrutura original do músculo. O atum ralado apresenta-se como uma mistura homogênea de pedaços muito pequenos provenientes do lombo, aparas e outras partes.

Descrevendo tecnicamente cada tipo, o atum é considerado:

I - sólido: lombo do peixe cortado em segmentos transversais com os planos de seus cortes paralelos ao
fundo do recipiente, sem a adição de nenhum fragmento livre em que a proporção de pedaços soltos
gerados da manipulação do próprio lombo não ultrapasse 25% (vinte e cinco por cento) do peso drenado,
ou seja, ao passar numa peneira com malha de 12 mm (doze milímetros), no mínimo 75% (setenta e cinco
por cento) do volume de lombo fique retido;
II - pedaço: corte do lombo do peixe que mantenha a estrutura original do músculo em que, no mínimo,
50% (cinquenta por cento) fique retido em uma peneira com malha de 12 mm (doze milímetros);
III - ralado (grated): partículas do lombo, aparas, carne de cabeça e de opérculos de atum ou de bonito que
não estejam aglutinadas.

• Qual o óleo utilizado nos produtos com óleo?

O óleo utilizado é óleo de soja.


Conservação x Duração

• Em que lugar da lata fica a validade dos produtos?

A data de fabricação e a validade são impressas geralmente na tampa da lata.

• Qual o tempo de validade dos produtos enlatados Coqueiro?

-Sardinhas em Óleo e Molho de Tomate = validade 04 anos
-Atuns em Óleo = 04 anos
-Atuns ao natural = 02 anos

• Como conservar o produto fechado?

Basta manter o produto fechado em local seco e arejado.

• Como conservar o produto após aberto?

Após aberto, retirar o produto da embalagem, conservando-o sob refrigeração em embalagem fechada por no máximo 72 horas. Após este período o seu consumo não é mais recomendado.

• Qual a duração do produto após aberto?

SEM refrigeração, o produto deve ser consumido imediatamente após ser aberto.
O produto pode ser mantido sob refrigeração, após ser retirado da embalagem original, em recipiente fechado por no máximo 72 horas. Após este período o seu consumo não é mais recomendado.

• O produto pode ser congelado após aberto? (se sim) E por quanto tempo?

Não se recomenda o uso de congelamento após a abertura do produto.

Peixe, saúde e benefícios nutricionais dos peixes Coqueiro

• O que é Ômega-3?

Os Ácidos Graxos Poli-insaturados Ômega-3 (também chamados de n-3 PUFA) se referem a um conjunto de lipídios, incluindo os Ácidos Graxos Eicosapentaenóico (EPA), Docoxahexaenóico (DHA) e Alfa-linolênico (ALA).

O corpo humano não é capaz de produzir Ômega-3, tendo que obtê-lo através da alimentação.

O EPA e o DHA são encontrados especialmente nos peixes marinhos de água fria, como sardinha, salmão e atum. O ácido alfa-linolênico, que é de origem vegetal, pode ser convertido em DHA ou em EPA, caso da chia e da linhaça, porém somente uma pequena parcela deste ácido vindo das plantas pode se transformar no organismo em Ômega-3, por isso o consumo dos outros ácidos graxos provenientes dos peixes marinhos, por exemplo, também é tão importante. O Ômega-3 é considerado, portanto, essencial para a manutenção e promoção da saúde. Entre os benefícios mais reconhecidos do Ômega-3 estão a proteção da saúde cardiovascular e cerebral, e sua ação anti-inflamatória. O consumo de ácidos graxos Ômega-3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis

• Quais os benefícios de se consumir peixe? (proteínas, valor biológico, gorduras insaturadas, cálcio...) Por quê é importante consumir peixe?

O consumo de peixe traz grandes benefícios à saúde. Os peixes são fonte de proteínas, essenciais na construção dos músculos e outros tecidos do corpo. Os peixes marinhos de água fria como a sardinha, o atum e o salmão contém níveis elevados de Ômega-3, uma família de ácidos graxos essenciais, fundamentais para a manutenção da saúde cardiovascular e cerebral humana. A conserva de sardinha, por ter sua espinha presente e amolecida devido ao processamento térmico, oferece um adicional de cálcio que pode ser muito bem-vindo ao organismo e útil na prevenção da osteoporose. O cálcio é um mineral importante para a saúde óssea e os processos de contração muscular no organismo. O atum em conserva também apresenta vitaminas e minerais, como ferro, magnésio, fósforo, selênio e vitaminas do complexo B.


Fale com a gente

Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, no telefone 0800 724 3445.

Selecione
Autorizo receber informações por e-mail
*Campos de preenchimento obrigatório

Sala de imprensa

Caro jornalista, para informações sobre a Coqueiro, entre em contato pelo telefone (11) 3330-3803 ou pelo e-mail: camil@inpresspni.com.br.

X

Política de Privacidade

Para solicitar mais informações ou utilizar determinados serviços no website de COQUEIRO, você precisa informar alguns dados pessoais. Essas informações não são reveladas nem repassadas a terceiros, salvo por determinação judicial, e servem somente para que possamos aperfeiçoar o relacionamento em suas futuras visitas.

Os formulários do website de COQUEIRO são protegidos por mecanismos de criptografia e tecnologia que garantem a segurança na transmissão e manutenção dos dados em nossos computadores. Os códigos gerados só podem ser identificados pela CAMIL e é essa exclusividade que assegura a privacidade dos dados informados.

Ao fornecer informações pessoais neste site, como parte do cadastramento para obter algum tipo de serviço, você pode permitir ou não que a COQUEIRO o contate posteriormente por e-mail.

As informações coletadas mediante o uso de cookies (pequenos textos que os sites podem enviar aos navegadores) e a identificação de endereços IP são genéricas e usadas em conjunto para fins estatísticos e para a melhoria da comunicação com nossos visitantes. Caso deseje, você pode configurar seu programa de navegação na internet para rejeitar a coleta automática dessas informações.

Em nosso website, mantemos links com outros websites na internet porque acreditamos que possam auxiliar nossos visitantes com determinada funcionalidade ou conteúdo. Entretanto, esta Política de Privacidade restringe-se aos serviços oferecidos nas páginas deste website. Desse modo, não nos responsabilizamos pelos serviços, procedimentos e políticas específicas de sites para os quais temos link e/ou que tenham link para o nosso.